CQMM 2013

Noticas da LABRE

Escute aqui Diversos receptores

DRB-DIPLOMA RADIOAMADORES BRASILEIROS

DXBrasil

BEACON REVERSE

GETSCORE

Noticias de DX

SPOTS ATUALIZADOS

quinta-feira, julho 09, 2009

O Novo Jeito de Fazer Contest

O Novo Jeito de Fazer Contest


As novas tecnologias como Skimmer e SDR vão mudar completamente o jeito como fazemos Contest hoje. Em um artigo técnico muito interessante, o José, CT1BOH, compara o antigo com o novo jeito de fazer contest.

Há uma tendência nos radios SDR (Software-Defined Radio), radio definido por software, que incorporou o visualizador de espectro. Esta tendência vai mudar o modo que nós operamos e vai impactar no modo em que fazemos Contest.

O que é SDR?

Um SDR (Software-Defined Radio), radio definido por software, é composto de pelo menos duas partes:

- um circuito conversor de freqüência em quadratura (hardware), que converte a freqüência do sinal RF a ser recebido, para uma freqüência intermediária FI suficientemente baixa para poder ser processada por uma placa de som de computador ou outro conversor A/D (analógico para digital) adequado, em dois canais, chamados I e Q.

- um programa de computador (software) que permite processar matematicamente os sinais I e Q vindos do hardware e digitalizados pelo conversor A/D da placa de som. Esse software realiza a combinação matemática adequada dos sinais I e Q de modo a rejeitar a freqüência imagem indesejável existente na conversão de freqüência, e em seguida, efetua a demodulação do sinal, por exemplo AM, SSB, FM, DRM, etc...

Ou seja, o SDR é um rádio no qual o software substitui grande parte do hardware. De forma mais clara, no SDR um programa de computador faz a conversão, filtragem e demodulação dos sinais de rádio.

Fonte:http://paginas.terra.com.br/lazer/py4zbz/sdr/sdr.htm

O novo jeito de operar:

1. eliminaremos completamente o botão do VFO e escolheremos a freqüência por meio do mouse ou teclado;

2. usaremos tanto a audição como a visão para identificar estações;

3. teremos informação visual da quantidade de sinais nas bandas;

O "novo rádio" oferecerá o elemento visual, que junto com o elemento sonoro permitirá sintonizar de um sinal para o próximo sem ter que ouvir o segmento vazio entre as estações.

Isto causará um tremendo impacto no modo que nós fazemos Contest, e vai acelerar a atividade, por exemplo, mais QSOs no mesmo tempo de duração do Contest, porque sintonizar estações será mais muitas vezes mais rápido do que antes. De certa maneira, pode-se dizer que com o "novo rádio" não haverámais S&P (Search & Pounce, procurar e pinçar), mas somente o "pinçar".

* Contest com o "rádio antigo"
* Contest com o "novo rádio"

Contest com o "rádio antigo"

Antes de começar um Run, o operador sobe e desce na banda, virando o VFO, de forma frenética, procurando por uma freqüência livre. Uma vez encontrada, ele toma conta dessa freqüência e está pronto para começar o Run. Enquanto ele estiver nessa freqüência, ele tem a percepção de alguns poucos kHz, dependendo de seu filtro passa-banda (500Hz em CQ). Ele não tem informação sobre o que está acontecendo nas adjacências de sua freqüência, nem a cima ou abaixo na banda.

Se o operador parar o Run e ir para o modo S&P, ele terá que usar o VFO de forma contínua, indo de uma estação para outra. Enquanto estiver fazendo isso, ele passará pelos espaços vazios entre as estações.

Contest com o "novo rádio"

Antes de começar um Run, o operador olha o visualizador de espectro que mostra a ele toda a banda de uma vez. Ele visualmente identifica um espaço vazia. O operador clica com o mouse e é levado diretamente para a freqüência escolhida. Depois ele toma posse da freqüência e começa o Run. Enquanto está na freqüência de Running, ele escuta alguns kHz, dependendo do filtro passa-bandas (500Hz em CW) e também tomará conhecimento de todos os sinais presentes na banda. O operador não terá apenas a percepção auditiva, mas também o elemento visual (todos os sinais da banda).

Se o operador decide parar o Run e ir para S&P, ele pode clicar com o mouse e ir zero beat para qualquer sinais presente na banda. Não haverá necessidade de girar o VFO, nem ouvir os espaços vazios entre as estações. O elemento visual do novo rádio dará ao operador a informação para ir diretamente para cada sinal.

O visualizador de espectro já existe a mais de 20 anos. Rádios como ICOM-781 tem visualizador de espectro e tem sido usado por operadores na categoria não-assistido. Toda a série ICOM Pro e os rádios ICOM-7800 têm esse recurso, bem como os Yaesu FT2000 e FT9000. Pode-se dizer que esses visualizadores de espectro são muito rústicos, mas já oferecem um elemento visual ao operador.

O Skimmer Cego

Quando Alex, VE3NEA lançou o CW Skimmer, eu enviei um e-mail para ele falando:

CW Contesting would be very different in the future. CW Skimmer attracted my attention not because of the decoding element of call signs, but for the very powerful and fast waterfall display, with a resolution sufficient for reading Morse Code dots and dashes visually.

Tradução livre: Contest de CW pode ser muito diferente no futuro. CW Skimmer atraiu minha atenção nao porque decodifica um grande número de indicativos, mas pela alta resolução do waterfall, que seria suficiente para "ler" o código Morse (pontos e traços) na tela do computador.

Note que o regulamento do CQWW proíbe decodificação de indicativos por qualquer meio na categoria Single Op Não-Assistido, não não proíbe o visualizador de espectro.
Com isso na cabeça, eu contactei novamente o Alex, VE3NEA, e perguntei se ele poderia liberar uma versão do Skimmer somente com o waterfall, que me daria uma representação visual de pontos e traços, com o decodificador de CW desligado, portanto de acordo com o regulamento da categoria Single Op Não-Assistido. Ele foi muito receptivo e veio com o Skimmer Cego.

No "modo cego", nenhum indicative é produzido, somente as marcas dos pontos e traços são vistas no waterfall e as setas para cima e para baixo permitem o operador pular de um sinal para outro, sempre estando beat zero com a estação.


O que vem por ai?

Contest é um jogo tecnológico, e por isso é um jogo em evolução. A nova geração de visualizador de espectro, com resolução suficiente para separar um sinal do outro vai de fato acelerar o modo no qual nós fazemos Contest e isso significa mais QSOs, mais diversão.


No final de tudo, ainda haverá um único cara, e sua habilidade de fazer QSOs e ganhar o Contest.

73

José Nunes CT1BOH

Nenhum comentário:

Postar um comentário