No dia 18 de Abril de 1925, foi criada a IARU, União Internacional dos Radioamadores, que representa nossos interesses junto aos órgãos internacionais de regulamentação do espectro de radiofrequência. Portanto, hoje estamos comemorando também O Dia Mundial do Radioamador.
O rádio surgiu há pouco mais de 100 anos, pelas mãos criativas e mente sonhadora de Landell de Moura, que se baseou em trabalhos de cientistas importantes como Volts, Edson, Maxwell, Hertz e Faraday; claro Marconi não pode ser ignorado, nem mesmo Samuel Morse. Mas quem deu um espírito ao rádio, quem o humanizou o instrumento foram os radioamadores.
Depois de quase 100 anos de radioamadorismo, mesmo com a tecnologia que temos hoje, a COMUNICAÇÃO, o elemento que nos torna humanos, está é presente em todas as nossas atividades. Seja atuando em calamidades públicas, desenvolvendo novos modos de comunicação, explorando o espaço sideral, competindo, a todo o momento manifestamos nosso incomensurável desejo de nos comunicarmos.
O radioamadorismo, ao absorver novas tecnologias e aceitar que o mundo está em constante mundaça, está se preparando para um futuro longo e distante. Segundo Davi Summer, K1ZZ "nunca haverá o ultimo radioamador", pois para o radioamadorismo existir é preciso pelo menos dois operadores.
Aproveitem bem seu Dia Mundial!
Nenhum comentário:
Postar um comentário